ANNA SIRONI

Anna Sironi
1927-1990

Em 1975, a missionária italiana, Anna Sironi, chegou ao Brasil, depois de ter manifestado o desejo de missionaridade ao Cardeal Dom Eugênio Sales. Anna Sironi foi enviada ao bairro de Nordeste de Amaralina, Salvador-Bahia-Brasil, onde desenvolveu seu trabalho missionário por todo o bairro. Mulher aparentemente frágil, mas de espírito forte que, movida pelo Espírito Santo, acabou construindo, hoje, as três paróquias: São José de Amaralina, Santo André e Cristo Redentor.

Ao longos dos anos, a Paróquia São José foi desmembrada, criou-se a Paróquia Santo André. Logo depois, desmembrou-se e criou-se a Paróquia Cristo Redentor. Hoje, neste complexo do Nordeste de Amaralina, situam-se as três paróquias irmãs nas respectivas regiões do bairro: São José (Amaralina), Santo André (Vale das Pedrinhas) e Cristo Redentor (Chapada do Rio Vermelho).

A fé, desta missionária leiga, a fez estar presente entre nós e dedicar sua vida em solidariedade aos mais desfavorecidos. Durante 25 anos, junto com o povo, lutou por melhorias por onde passou. A última marca registrada epla sua caminhada de fé, foi em Acupe Santo Amaro), onde chegou a fundar uma escola infantil para crianças, filhos (as) de pescadores e marisqueiras. Após o seu falecimento, a Fundação Dom Avelar assumiu este trabalho, sob a condução de Ernestina Cornacchia missionária leiga italiana. A saga humanitária de Anna Sironi continua gerando frutos no Brasil.

Hoje, depois de 20 anos de sua morte, a nossa paróquia tem a alegria de ter a sua memória viva, registrada a cada pessoa que entra na nossa casa de profisiionalização, Casa da Juventude Anna Sironi. Este é um espaço vivo, que acolhe moradores dos bairros cincunvisinhos que desejam se profissionalizar na suas diversas modalidades. Esta foi uma maneira de manter viva os ideais da missionária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário